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  • Rayssa Iglesias

3 dicas de estratégias de marketing pós pandemia

O marketing está em constante evolução, sempre se adaptando ao comportamento e as tendências de consumo do mercado. Com as mudanças trazidas pela pandemia, não podia ser diferente, as estratégias precisaram ser adaptadas a nova realidade da população. Não podemos dizer que foi desenvolvido um novo estilo de fazer marketing, mas sem dúvidas foi estabelecido a forma como deveria ser feito e pensado.

O marketing físico vem migrando para o mundo digital há anos, e em uma vida antes da pandemia, a migração completa estava previstas para alguns anos a mais, porém esse processo foi acelerado pela necessidade do confinamento na quarentena. De repente, todos tiveram que adaptar as suas vidas, seu trabalho e sua forma de consumir produtos. O marketing digital tornou-se o protagonista, o maior aliado de pequenas empresas ou de grandes marcas.

Avançamos 5 ou 10 anos no tempo e passamos a viver o marketing digital como a melhor estratégia de consumo do mercado. Para evitar a falência e sobreviver a crise do COVID-19, as empresas precisaram reinventar a forma de comunicar com o público, sem tempo para refletir como isso iria impactar e qual o melhor formato digital para o seu negócio.

Com 4 meses de quarentena, já conhecemos todas as vantagens do marketing digital bem elaborado e sabemos que ser parte desse mundo não é uma opção, é uma necessidade de se adaptar ao novo perfil do consumidor. Mas quais são as tendências para o marketing daqui em diante? Separamos 3 estratégias que serão fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Marketing pensando para pessoas, não para produtos

Com a pandemia, saímos do perfil de consumidor voltado para o egocentrismo do ter e entramos no consumidor que valoriza o ser, está mais presente no mercado a empatia, o valor a vidas. Então as empresas precisam se comunicar dessa forma, mostrar seus valores, seus propósitos e suas lutas. No cenário durante pandemia e pós-pandemia, uma marca que se mostrar alheia a situação, indiferente ou focar apenas na venda do produto pode perder público e consequentemente inúmeras vendas.

Marketing de conteúdo e autoridade

O consumidor já não é mais o mesmo e eles não querem apenas comprar, querem um motivo para realizar a compra. É por isso que as empresas precisam focar em um bom marketing de conteúdo para agregar valor a marca. Procure oferecer um planejamento que não entregue apenas frequência, mas também qualidade. Faça posts, vídeos, e-books, ofertas personalizadas para o seu público, crie formas de trazer o seu consumidor para perto. Defina a persona do seu negócio e fale diretamente com ela, assim você vai encorajar mais confiança na sua marca e virar autoridade.


Ofereça agilidade e uma boa experiência

A nova vida no mundo digital exige agilidade, tudo ficou mais rápido, porque o mundo on-line é naturalmente mais fluído. Com a enorme variedade de informações, os contatos são mais frenéticos e os interesses mutáveis. Dessa forma, o seu negócio precisa se adaptar a essa fluidez. Se for fazer um vídeo, que seja breve e interessante, se for fazer uma venda on-line, facilite a compra com um clique e se for realizar delivery, evite entregas em mais de 1 hora. Ofereça agilidade e principalmente uma excelente experiência on-line e off-line para o seu cliente.

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